Início > cinema, Comics, Homem-Aranha, NERD/GEEK, Sony > Homem-Aranha 4 não mais! Por que isso é bom e ruim em medidas iguais.

Homem-Aranha 4 não mais! Por que isso é bom e ruim em medidas iguais.

"E lá vamos nós de novo!"

O diretor Sam Raimi e o estúdio Sony chegaram no ponto sem saída. Como dizem por ai, muita gente dando idéias, ninguém se acertava, então o jeito foi acabar com tudo. Como o estúdio já estava pensando em começar do zero antes de Raimi topar voltar para o 4° filme, o novo plano é esse mesmo. A data agora é 2012. Soa como o fim do mundo, mas será mesmo?

Por que isso tudo é horrível?

"Tudo é uma merda e é minha culpa!"

Sam Raimi. Ele é o cara que fez os filmes de quadrinhos ganharem o topo do mundo. Homem Aranha 1 o grande boom dessa safra de filmes que temos hoje. Os cinemas eram o palco do sonho realizado de todos os fãs do Aranha. Ali na tela, ele atirava teias em Nova York exatamente como na mente dos fãs lendo as revistas. Seu talento é incontestável. Homem-Aranha 2 foi o ponto alto. Dr. Octopus é o um vilão incrível, e seu duelo com o Aranha nos prédios e metro foram de tirar o fôlego. Mas tudo começou a dar errado quando fizeram ele pegar o vilão Venom, do qual ele não gostava, junto com o Homem Areia que foi sua idéia. O filme foi um sucesso, mas a critica e a maioria dos fãs odiaram a mistura.

Aranha 4 pelo jeito ia pelo mesmo caminho, Raimi queria John Malkovich no papel de Abutre, uma escolha mais do que justa para o papel, mas o estúdio bateu o pé dizendo que o vilão não era bom o suficiente para o filme. Boatos da Gata Negra também circularam para que Anne Hathaway saíram, mas o estúdio achou cara demais. Com um roteiro que Raimi “odiou”, reescrever foi a saída, e se o cara que fez tudo dar certo não gosta, não é o estúdio que vai acertar não é? Logo, sem acordo semelhante que fez o fraco 3° filme acontecer, o jeito foi puxar a tomada e acabar tudo.

Raimi é old school, suas idéias e paixão para o personagem deram a força e o coração que o filme precisava para ser um dos melhores filmes de heróis de todos os tempos. Sem ele o futuro é incerto e para todos um tanto negro, já que é difícil substituir o talento de Raimi.

"Vou mostrar pra você com quantas teias se faz um blockbuster!"

Por que isso pode ser sensacional?

Sendo realista agora. Sou fã do Aranha, até mesmo da época do Venom, que nas revistas em seu começo foi uma ameaça realmente assustadora para o herói. E ver isso ser destruído pelo tempo ridículo em tela no 3° filme foi doloroso. Porém não pior do que ver o Homem Areia ter a sua história mudada de forma ridícula para ser o real assassino do Tio Ben. Uma modificação tosca, só para dar uma profundidade emocional a um vilão que não precisa de profundidade nenhuma!! Ele é um capanga que ganha poderes! O que ele faz? Ele começa a roubar! E o fato dele ainda descobrir a identidade secreta do Homem Aranha e receber “carta branca” para fugir é simplesmente absurdo! (Ah! Você matou o meu Tio! AH, foi um acidente!! Eu te perdoou! Pode fugir agora). Não Raimi, eu sei que isso foi idéia sua. E não deu certo MESMO! E para ter um pouco mais de “emoção” ainda temos o nosso amigo Harry Osborn. Que nas suas primeiras cenas fizeram todo o sentido no mundo pegando o manto do seu pai. Então vem a amnésia… FUCK! Ai não dá! Maior clichê do mundo! Só para ferrar mais com a culpa do herói e tirar a Mary Jane, o que até foi legal, mas ainda assim forçado para o ato do Duende Verde 2.0.

Gwen Stacy. A primeira namorada de Peter foi tirada da sua linha do tempo passando a ser uma parceira de química e modelo, um pequeno beijo para deixar Mary Jane com raiva, uma dança e pronto. Sua finalidade e importância que até hoje, mais de 20 anos depois é louvada, foi ignorada completamente. Mal utilizada e pouco tempo, melhor se nem tivesse aparecido.

Então chegamos no outro ponto que acabou com os fãs. Dança! OH MY GOD< THE FUCKING DANCE!! Sim, os números musicais foram vergonhosos! Peter todo alegre dançando na rua foi triste! O segundo numero no bar, até dava pra agüentar se fosse só ele. Foi realmente engraçado, fazia sentido para a história.

E o pior de todos os pontos. O Emo-Aranha. Eu até levaria sem problemas o cabelo se fosse uma cena em que ele tirasse a mascara e o cabelo ficasse daquele jeito, sem motivo para ligar para o visual, faria sentido. Agora, se olhar no espelho e puxar o cabelo pra baixo para deixar o penteado assim? PORRA!! NÃO!!! Foram piadas e mais piadas totalmente justificadas por esse simples ato. Venom tinha tudo para ser bom, já que Raimi vem de filmes de terror já consagrados pelos fãs, mas no final ficou sem tempo e nem mesmo foi utilizado da forma assustadora que poderia ter sido explorado.

Como disse aqui, existia muito mais potencial em mostrar o Lagarto e até mesmo Kraven para o 4° filme da série, mas Raimi apostava no Abutre. Me desculpe Sr. Malkovich, mas você com asas verdes não seria mais legal do que um Lagarto de mais de 2 metros com lutas nos esgotos de Nova York. Fora que com o Lagarto, Raimi teria a desculpa perfeita para usar a culpa de Peter, (Peter acha que tem culpa no fato do Dr. Connors virar o Lagarto, por ter ajudado nas experiências que levaram ao acidente que cria o monstro). Fora que sendo um monstro, nos esgotos, Raimi poderia usar todo o seu conhecimento em filmes de terror para criar sequências de tensão e suspense durante os duelos contra o Aranha. E a história quase certa da presença da Gata Negra. Não dá!! Usar uma vilã que é praticamente um plágio da Mulher Gato não é a melhor saída. Nem a Anne Hathaway que é linda de morrer poderia salvar o argumento dessa história. Só pra fazer um triangulo amoroso? Raimi, romance não é o seu forte. Lute como você sabe!

Vendo por esses ponto, Raimi estava pronto para fazer um filme bom, mas com enormes chances de dar mais errado do que o 3° filme. Então vamos ao novo cenário.

Começar do ZERO.

Ultimate Spider-Man. Revista que trouxe a origem do Aranha para uma versão mais moderna. É simplesmente fantástica! A revista recontou a origem do Aranha de uma forma nova e muito interessante, e mantendo todos os pontos clássicos do personagem. A atualização mais bem sucedida de uma história. Voltar ao Peter na escola pode ser uma grande sacada. Nos tempos e que o Aranha tinha que lidar com os estudos e salvar o mundo, era uma das melhores fases da revista, e mostrar isso, (já que na versão Raimi, Peter se forma no meio do filme e só existe 2 cenas na escola), existe um grande potencial para uma boa história ai. Mostrar Flash Tompson, tornando a vida de Peter em um inferno e quem sabe, utilizar Gwen com o seu devido respeito nos quadrinhos, finalmente mostraria um triangulo amoroso com Mary Jane de uma forma justa.

Mostrando a origem, (sem mudar depois colocando outro cara matando o Tio Ben!), o filme pode seguir novos caminhos com vilões. A medida mais fácil seria novamente o Lagarto. Coloque o Dr. Connors trabalhando no projeto com genes animais, devidamente patrocinado pelas industrias Osborn! Coloque aranhas no meio disso, o acidente com Peter, que logo depois usaria a sua genialidade na construção de atiradores de teia e o fluido, (sempre odiei no filme os malditos atiradores de teia orgânicos!). Então, faça Peter ter um conhecimento de causa, ajudando Connors no projeto com lagartos em busca de ajudar pessoas que perderam membros e BAM!!! Vilão Lagarto e com Peter sentindo culpa para salvar o seu professor! Coloque Osborn com os resultados dos experimentos e sua ganância em criar um soro para super força e pronto! Seqüência com o Duende Verde garantida!

Como você pode ver, levei 5 minutos para criar um argumento que faria uma reebot de Homem Aranha dar certo. O que falta? Um bom diretor! Esse é o maior problema de todos. Mas nesse caso, podemos deixar na mão de Avi Arad, que continua como produtor. Foi ele que viu a paixão de Raimi pelo Aranha e o chamou para dirigir, quando ninguém esperava, então acredito que ele achará outro diretor talentoso para o trabalho.

Seja como for, teremos pela frente novo elenco, novo diretor e um filme que pode ser a salvação do Aranha no cinema ou o seu fim. Nada é certo, mas gosto de pensar em um futuro sem o fim dos tempos em 2012, e um ótimo filme do Homem Aranha nos cinemas, e pode apostar, em 3D!

Anúncios
  1. jon
    12/01/2010 às 04:36

    mto bom, brotha!

    pau no cu desse raimi q nao manda NADA do aranha e destruiu o venom

    maldito, nunca vou perdoar esse cara

  1. 14/07/2011 às 23:38
  2. 21/07/2011 às 03:36

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: